terça-feira, 1 de setembro de 2009

Naftalina

"A naftalina, quimicamente designada de naftaleno, é um hidrocarboneto aromático cuja molécula é constituída por dois anéis benzênicos condensados. Apresenta a fórmula molecular C10H8.
É uma substância cristalina branca, em forma de lâminas, volátil, com odor característico das esferas antitraça, e que arde com chama luminosa.
A naftalina encontra-se no petróleo apenas em pequenas quantidades, razão pela qual se obtém por destilação do alcatrão da hulha, no qual está presente numa proporção de aproximadamente 7%. Hoje em dia, na indústria petroquímica, também se obtém naftalina a partir do reforming catalítico de hidrocarbonetos alifáticos.
Considera-se a naftalina como um híbrido de ressonância de três estruturas canônicas.
A naftalina usada antigamente como agente antitraça, é um composto de partida para o fabrico de muitos produtos químicos, como por exemplo o ácido ftálico, corantes, plásticos, solventes e derivados halogenados da naftalina (insecticidas, fungicidas e impregnantes para madeira).
Algumas Propriedades:
Fórmula molecular: C10H8
Massa molar: 128,17 g/mol
Densidade: 1,14 g/cm³
Ponto de fusão: 80,2 °C
Ponto de ebulição: 218 °C"

Profª. Graça Porto

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. a naftalina sofre facilmente reações de substituição eletrofílica, principalmente na posição alfa que é a mais reativa, nomeadamente reações de nitrificação, bromação, sulfonação e acidificação.
    Por hidrogenação catalítica com níquel a 140-160 °C e a 30 atmosferas origina o 1,2,3,4-tetra-hidronaftaleno ou tetralina, cuja reação em condições mais fortes conduz à formação de per-hidronaftaleno ou decalina.
    A oxidação catalítica da naftalina com pentóxido de vanádio transforma-o em anidrido ftálico, importante matéria-prima na síntese de poliésteres.
    A naftalina é usada em petroleo e nas embalagens de insecticidas(formiga,barata e etc).a naftalina Pode causar enxaqueca, transpiração profusa, urina escura, náusea, e desorientação. Casos severos podem causar coma com ou sem convulsões.

    Alunas: Carla e Raiane...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Naftaleno é o principal componente da naftalina, um hidrocarboneto aromático cuja molécula é composta de dois anéis benzênicos condensados.
    Forma impura do naftaleno, um sólido branco, de odor característico e que sofre sublimação, de fórmula C10H8,
    Densidade = 1,14
    Ponto de fusão = 80oC
    Ponto de ebulição = 18oC
    O naftaleno é um hidrocarboneto constituído por dois núcleos benzênicos condensados, existente no alcatrão da hulha em proporção de até 3%. oxidação do naftaleno pelo oxigénio, em presença de pentóxido de vanádio, destrói um anel e produz anidrido ftálico. Este processo tem grande importância industrial. Ao contrário do benzeno, o naftaleno pode ser reduzido por vários agentes químicos. Por tratamento com sódio e álcool isopentílico produz tretalina.
    Na terminologia das ligações de valência, o naftaleno considera-se como um híbrido de ressonância de três estruturas I, II e III. Por questão de comodidade representa-se o naftaleno por uma única estrutura IV.



    Alunas:Deliane e Heliane.

    ResponderExcluir
  6. A naftalina encontra-se no petróleo apenas em pequenas quantidades, razão pela qual se obtém por destilação do alcatrão da hulha, no qual está presente numa proporção de aproximadamente 7%. Hoje em dia, na indústria petroquímica, também se obtém naftalina a partir do reforming (modificação) catalítico de hidrocarbonetos alifáticos.

    Considera-se a naftalina como um híbrido de ressonância de três estruturas canónicas
    e ela tambem e muito importante por que ela e ua quimica muito importante para a quimica

    ResponderExcluir
  7. A naftalina é composa por um componente do petroleo, a hulha, que é um carvão mineral formado por troncos, raízes e restos de plantas, de pântanos com mais de 250 milhoes de anos. Se denomina hulha quando o teor de carbono está em torno de 80%. Composto por dois aneis benzenicos, faz parte dos hidrocarbonetos aromáticos.

    Alunas: Camila e Mariana

    ResponderExcluir
  8. A naftalina uasada antigamente como agente antitraça composto de partida para a fabrica de muitos produtos quimicos como o acido ftálico,corantes,plasticos,solventes,e são derivados halogenados da naftalina. As traças podem se tornar um problema real nas roupas feitas de fibras naturais.Existem dois tipos diferentes de produtos usados para combater-las,o ingrediente principal é a naftalina e a outra é o parodiclorobenzena jessica e tailine

    ResponderExcluir
  9. REFERENTE AO TEXTO 1. O cigarro faz amu para quem fuma e para quem nao fuma,mas esta perto do cigarro. O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidencia mundial,e alem disso o cigarro tem substancia como a nicotina e alcatrão que podem causar diminuição dos batimentos cardíacos,da pessão arterial e da respiração. Tailine Diele

    ResponderExcluir
  10. A naftalina é um composto hidrocarboneto aromático muitíssimo usado domesticamente para espantar insetos principalmente baratas. Geralmente é encontrado na forma de "sementes brancas" e exala um gás de odor forte.Possui vários riscos dentre eles o fato de ser carcinoênico e formar uma substância explosiva em mistura com o ar.Além de seu uso propriamente dito é também administrado na composição de outras substâncias. Devemo tomar o mínimo de cuidado, pois trata- se de um composto tóxico forte que pode trazer riscos à saúde das pessoas, apesar de ser muito útil em nossas vidas, e da mesma forma que é útil pode ter consequências graves como tudo que é administrado se responsabilidade.
    Thiago Cássio e Juliene Soares.

    ResponderExcluir
  11. A naftalina tamem agente encontra ela no petróleo apenas em pequenas quantidades, razão pela qual se obtém por destilação do alcatrão da hulha, no qual está presente numa proporção de aproximadamente 7%. Hoje em dia, na indústria petroquímica, também se obtém naftalina catalítico de hidrocarbonetos alifáticos Étambem formada por uma substância cristalina branca, em forma de lâminas, volátil, com odor característico das esferas antitraça, e que arde com chama luminosa.

    ResponderExcluir
  12. a naftalina e um hidrocarboneto aromatico que e constituida por dois aneis benzÊnicos condensados encontrados no petroleo apenas em pequenas quantidades. A naftalina era usada antigamente como agente antitraça a exposiçao deste produtos quimicos antitraça podem trazer riscos a saude como irritar os olhos a pele eo aparelho respiratorio ,causar dores de cabeça ,confusao mental,e lesoes nos rins e no figado.

    aluno:Rogepaulo vinhal n:41

    ResponderExcluir
  13. se a naftalina como um híbrido de ressonância de três estruturas canónicas.

    Esta sofre facilmente reacções de substituição eletrofílica, principalmente na posição alfa que é a mais reactiva, nomeadamente reações de nitrificação, bromação, sulfonação e acidificação.

    Por hidrogenação catalítica com níquel a 140-160 °C e a 30 atmosferas origina o 1,2,3,4-tetra-hidronaftaleno ou tetralina, cuja reacção em condições mais fortes conduz à formação de per-hidronaftaleno ou decalina.

    A oxidação catalítica da naftalina com pentóxido de vanádio transforma-o em anidrido ftálico, importante matéria-prima na síntese de poliésteres.

    ResponderExcluir
  14. A naftalina também serve para matar baratas e ratos e faz muito mal a saúde. A naftalina usada antigamente como agente antitraça,é um composto de partida para o fabrico de muitos produtos quimicos,como por exemplo o ácido flático, corantes plásticos, solventes .Vinicius e José carlos

    ResponderExcluir